A Padroeira do Colégio Santa Olga

Olga era uma belíssima jovem. Após a morte de seu esposo, príncipe Igor, da dinastia Rurik, ela assume o Principado da Ru’s de Kyiv, (hoje capital da Ucrânia). Seu filho Sviatoslav não podia assumir o reinado, pois tinha apenas 10 anos de idade. Olga governou por 17 anos com grande competência política e sabedoria.
Era justa, bondosa e piedosa com o seu povo. No ano de 955, foi batizada na fé cristã em Constantinopla, Bizâncio (hoje Istambul-Turquia), recebendo o nome de Helena.
Após o seu batismo, fez grandes esforços para que o Cristianismo se propagasse entre os seus súditos, preparando o terreno para a oficialização da fé cristã no território da Ru’s de Kyiv, onde predominava o paganismo.
Ao deixar o governo, Olga dedicou-se a vida cristã, ajudando os doentes e necessitados. Construiu várias igrejas e dedicou-se à propagação da fé cristã, anunciando o Evangelho na região do Principado.
Um dos seus grandes méritos foi ter preparado o seu neto Wolodymyr, o qual foi um grande príncipe da Ru’s de Kyiv, e que oficializou o Cristianismo na Ucrânia, em 988. Ele é conhecido como São Valdomiro.
Olga faleceu no dia 11 de julho de 969. Durante o seu principado, Wolodymyr construiu uma igreja para onde transferiu os restos mortais de sua avó. O povo começou a venerá-la como santa e, até os dias atuais, dedica a ela uma carinhosa devoção. Santa Olga, rogai por nós! No dia 11 de julho comemora-se seu dia.