História do Colégio Santa Olga
Fundado em janeiro de 1964, é mantido pela Associação Educativa Santa Olga, com sede em Prudentópolis/PR, faz parte da história de Ivaiporã e acompanhou desde cedo o desenvolvimento do município, estando presente nas atividades comunitárias sempre ciente de seu compromisso com a educação, trabalhando em prol da formação humana e cristã de seus alunos.
Em sua trajetória histórica, faz parte de um dos sonhos da comunidade ucraniana, que levada pela vontade de ver seus filhos estudando, busca seus objetivos e mobiliza pessoas responsáveis.
O fundador do Colégio Santa Olga, Pe. Cristóforo Myskiw, via o ser humano como filho de Deus, herdeiro do criador, repleto de aspirações nobres, elevadas e corajosas e seu projeto educativo estava sempre voltado à valorização desse ser humano e à sua formação integral, visando o desenvolvimento da dimensão humano-afetiva, a capacidade de compreender, discernir, avaliar e agir com perseverança, respeitando os valores ético-cristãos.
Motivado em atender os anseios da comunidade o Revmo. Padre Demétrio Zappe, OSBM, convida a Senhora Nádia Chulan, então Diretora Geral do Instituto Sagrado Coração de Jesus, para conhecer o Município. Ela aceita o convite e juntamente com a professora Ana Hauvreluk vêm a Ivaiporã e, na ocasião, hospedam-se na casa o Senhor Estefano Boruchok. Isso em 1963.
Sensibilizadas com a receptividade e cientes das necessidades espirituais e educacionais das famílias, a Diretora Geral solicita ao Bispo Dom José Martinetz a presença de catequistas neste Município.
Sob autorização do Bispo, chegaram em 1964, as professoras Ana Havreluk e Elvira Julek, do Instituto, para realizar trabalhos em prol da comunidade, assim como ministrar catequese aos filhos das famílias ucranianas.
No mesmo ano tem início o curso primário, numa casa modesta, onde havia duas salas pequenas. Em uma dessas salas celebravam-se as missas. Para isso as carteiras desse ambiente eram retiradas. Também, nesse mesmo local, ficava a residência das catequistas. Lembrando que, na época, a professora Olga Bogdanovicz era a representante da escola e a senhora Estefania Korchachin, professora.

Antiga fachada – vista da esquina

Antiga quadra poliesportiva sem cobertura

No ano de 1964 tem início o curso primário, numa casa modesta, no mesmo local em que se encontra atualmente o Colégio.

Caravana para Ivaiporã das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus e Padres de Prudentópolis, realizada por ocasião da benção da “Pedra Fundamental” da construção do prédio escolar. Na foto: momento da travessia de balsa no rio Ivaí , 1966.

Foto lateral do colégio, construção da secretaria

Antiga fachada vista da esquina e igreja